Benefícios da prática de Yoga


O Yoga é uma prática completa, que envolve um trabalho corporal de forma consciente, promovendo autocontrole mental e emocional para lidar com os desafios da vida diária. Os benefícios da prática de Yoga são inúmeros e não se limitam apenas aos aspectos físicos. A prática regular atua na saúde física e mental, traz equilíbrio energético, força gentil, concentração e foco no momento presente, consciência corporal, autocontrole e muitos outros. E mais, um dos grandes presentes do Yoga é poder ser praticado em, praticamente todas as fases da vida. Sendo, logicamente, adaptado a cada momento em que o indivíduo se encontre.

Benefícios físicos Yoga trabalha o corpo físico, embora não seja uma ginástica, ao trabalharem flexibilidade, força, postura, resistência muscular, articulações e respiração, os ásanas refletem(geram) melhoras em dores na coluna, a respiração yogue melhora muito o controle da ansiedade, regulam as funções endócrinas, melhoram o sono, a imunidade e por seguem os inúmeros benefícios dessa prática integral. O resultado para o praticante é qualidade de vida.

A prática regular do Yoga proporciona :

• Alongamento • Soltura das articulações • Força e flexibilidade • Reeducação da respiração

Benefícios emocionais No aspecto emocional, o Yoga nos proporciona uma espécie de tônus interior, resgatamos a esperança e a coragem que nos auxiliam a passar com maior inteireza pelos desafios naturais da existência. A mente é cheia de impressões antigas que nos levam á agir da mesma forma, sem que necessariamente queiramos agir assim, mas quando nos damos conta, estamos lá fazendo a mesma e velha coisa. Eliminar esses samskaras ou impressões mentais, demanda tempo e constância na prática. O resultado é o despertar de um maior equilíbrio e sensatez. atua na quebra de barreiras psicológicas e eliminação de medos. Conforme o praticante ganha experiência prática, começa a olhar mais para si mesmo. Esse autoconhecimento somado à possibilidade de libertar o corpo de memórias tensionais tornando mais leve e forte ao mesmo tempo (fazer posturas mais desafiadoras) gera confiança e consciência corporal. Duas características que contribuem para a quebra de travas psicológicas.


Além disso, o conhecimento aprofundado das bases filosóficas do Yoga codificado por Patanjali (convida a visitar sistema do Yoga), delineado nos Yoga Sutras, traz além de um manual de profundo autoconhecimento; as oito partes indicando por onde essa jornada se dará: 1) Yama

2) Niyama

3) Asana

4) Pranayama

5) Pratyahara

6) Dharana

7) Dhyana

8) Samadhi Esses aspectos abordam ética, prática, respiração, meditação, reeducação dos sentidos, foco e atenção, liberação de condicionamentos e despertar dessa essência que todos somos!

Os oito angas serão abordados em próximos artigos aqui do blog.

Benefícios no corpo sutil Yoga não é religião, mas unifica aquilo que se particionou e nos religa à essa força divina que tudo move. Enxerga o indivíduo de forma integral e indivisível. Isto gera uma percepção holística de que o corpo vai além do campo físico material. No corpo sutil, o Yoga atua no reequilíbrio energético, no alinhamento dos chakras, na percepção e acolhimento da intuição e num refinamento da sensibilidade. A meditação traz harmonia, força interior e uma noção de espiritualidade que é experienciada dentro da particularidade de cada um. Por auxiliar a encarar momentos difíceis da vida, o Yoga desenvolve ao longo da prática a aceitação e a força interior, assim o indivíduo não perde a alegria de viver, mesmo diante de situações impactantes.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a prática do Yoga é capaz de proporcionar. A jornada, a senda que o praticante inicia, é um processo individual. Você está pronto para começar ou recomeçar essa trilha. Vamos juntos, aqui no Yoga Spanda podemos te ajudar.


Bônus: Assista ao documentário: "Quem é você?" Neste filme de curta duração você pode conferir os depoimentos de várias pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo Yoga.


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