Como lidar com a raiva?


Como lidar com a raiva?

Como você pode sentir raiva se você faz Yoga? Quem já pratica há algum tempo deve ter ouvido essa pergunta ou algo similar, não é mesmo? Mas na hora da raiva, existe um jeito certo de lidar? O que o Yoga diz sobre como lidar com a raiva?


Primeiramente, temos que lembrar que raiva, alegria, tristeza são emoções humanas e perfeitamente naturais. Sendo assim, o que podemos fazer é reconhecer esses sentimentos e gerenciá-los. O Yoga não ensina a acabar com a raiva ou evitar senti-la, mas sim processada.


Ou seja, não há problema nenhum em sentir raiva, a questão é o que você decide fazer com ela. Até porque essa decisão tem a ver com valores que já construímos dentro de nós. Então, se eu já tiver valores mais compassivos e humanitários, certamente a minha decisão será não usar a raiva para machucar ninguém.


Certamente, temos, muitas vezes, a crença de que não podemos ter emoções mais intensas. Nada disso. Em certos momentos, a raiva impulsiona a sair de uma relação abusiva, ajuda a impor limites, nos retira da estagnação, nos faz empreender, mudar o rumo da vida.


Você pode até dizer: “não consigo conversar agora, estou com muita raiva” e se afastar por alguns momentos para se conectar consigo mesmo e deixar esse sentimento passar por você. Respire lenta e profundamente. Podemos aplicar o processo dama (controle sobre si mesmo). Seguido de shama (cultivar a paciência). Seja compassivo consigo próprio. Seja compreensivo quando a raiva se manifestar.


Durante nossas práticas de Hatha Yoga trabalhamos ferramentas que auxiliam a lidar com as emoções, que incluem ásanas, meditação, respiração, mudras, entre outras que nos auxiliam a como lidar com a raiva. E você, como você lida com sua raiva? Já fez o exercício de parar para pensar nisso?


Namastê e gratidão. Rô Pacheco.



15 visualizações0 comentário
whatsapp yoga spanda